Páginas

domingo, 18 de agosto de 2013

Salvação e redenção na cultura moderna


Você já percebeu como temas bíblicos continuam aparecendo em filmes, livros e programas na TV
Recentemente assisti o “Homem de Aço” e fui surpreendida com a quantidade de toques sutis (e não tão sutil) que mostrava o Superman como a figura salvadora para o mundo. Eis algumas coisas que notei:

  •  Clark Kent, também conhecido como Superman, mais de uma vez estendeu os braços em forma de cruz.
  • Ele se senta em uma capela com a imagem de Jesus no Jardim do Getsêmani, em segundo plano.
  • Ele é considerado o único que é poderoso o suficiente para derrotar o líder da escuridão e do mal.

As idéias de redenção, esperança e sacrifício são muitas vezes tecidas nos próprios contos tradicionais e modernos imaginativos que amamos. Realmente não precisa ir muito longe, basta observar alguns exemplos a seguir.
  • Aslan, o leão de CS Lewis, “O Leão a Feiticeira e o Guarda-Roupa” barganha com a Feiticeira Branca e comercializa sua vida inocente para que o culpado Edmund leve a punição.
  •  Em Tolkien O Senhor dos Anéis , Gandalf dá a sua vida por seus amigos, e para a continuação da quest.
  • Dumbledore faz o sacrifício final para Harry Potter e a batalha contínua contra Voldermort.
  • Um sacrifício para salvar outra também acontece em O Rei Leão , quando o amor de Mufasa para seu filho leva para resgatar Simba do tumulto, mas no processo, ele é pisoteado e depois é muito fraco para lutar contra Scar e, consequentemente morre.

Muitos desses personagens mostram condenação por uma causa, ou o amor por uma pessoa em seu sacrifício. Mas este conceito não é novo. E há uma pessoa que tem demonstrado mais convicção e mais amor do que qualquer um desses. Para aqueles que conhecem os eventos da Bíblia, é bastante óbvio, logico que essa pessoa em Jesus.
Todas as histórias apontam para Jesus
Jesus o Filho de Deus, que habitava nos lugares celestiais com Deus, o Pai, o Espírito Santo e os anjos mostrou absoluta convicção para a salvação dos pecadores. Jesus deu o seu lugar de privilégio e se humilhou, tornando-se um homem ( Filipenses 2:6-7 ). E é este Jesus, tanto plenamente Deus e plenamente homem que amava as pessoas que Deus escolheu, sacrificando-se por eles, morrendo na cruz ( Filipenses 2:08 ).
Ao fazer isso, Jesus troca sua vida inocente (como Aslan) pela vida de culpada de nós pecadores, e conseqüentemente, nos lava e limpa de nossos pecados. É por causa de Seu amor por nós, (como o amor de Mufasa para seu filho), que Jesus veio para salvar.
Agora, a morte de Aslan no lugar de Edmundo, o sacrifício de Gandalf para a busca, o amor de Mufasa para Simba e até mesmo abrir mão de Dumbledore da vida são todas as grandes demonstrações de amor e convicção para uma causa. Às vezes eles nos fazem chorar e outras vezes ficamos maravilhados com o sacrifício. Mas as ações desses personagens não resultam em nós prostramos diante deles e elogia-los pelo que eles fizeram. Mas, se somos cristãos a nossa reação ao sacrifício de Jesus é se curvar diante dEle com louvor ecoando de nossos lábios e a declaração de que Ele é o Senhor! ( Filipenses 2:9-11 )

Então, da próxima vez que você ver o seu conto de fadas favorito ou o próximo épico do cinema, dar uma olhada e ver se você consegue identificar as idéias de salvação realizadas através da história. Não é de estranhar que o nossos mundo imaginativo tenha impulsionado essas idéias. Eu acho que, no fundo, percebemos que o nosso mundo não é como deveria ser e desejamos redenção, salvação e esperança. E quando você está assistindo essas idéias, lembre-se a verdadeira história de Jesus, o único que conseguiu a redenção final para
aqueles que o amam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário