Páginas

terça-feira, 15 de maio de 2012

Namoro, 1+1=2


Tumblr_m416xbcwrk1qmowaco1_500_largeAdolescente e suas pergunta. Lembro de uma de minhas alunas da EBD perguntar se já tinha namorado um não-cristão. 
- SIM, respondi - e todos os olhares se voltaram par mim claro.
- Quanto tempo?(disse outra). 
- 1 ano e meio, e se ouviu na sala aqueles barulhinhos de espanto rsrss.
- Como era?
- "Ele era perfeito, mas... fazia tanto mal para mim"...



essa ultima frase provocou um silencio de todos por alguns segundos, todos queriam saber porque?

"Perfeito" e "mal" não é bem os tipos de adjetivos que devem ser usados em uma unica frase    para a mesma pessoa, mas essa era a sensação que tinha, ele era um rapaz perfeito, tudo que qualquer moça quiria ter, lindo, trabalhador, atencioso, romantico, inteligente e todos os outros adjetivos que ainda não consigo lembrar, tudo que qualqure garota quer repito. mas por traz de toda essa perfeição existia uma enorme placa de "cuidado perigo na pista".
 Durante esses 20 messes que namorei  um não-cristão percebi que isso traz muitos riscos e sempre um dos dois saira machucado, no meu caso os dois, depois de tudo cheguei a uma conclusão, não que seja erado ou ate mesmo não seja bom (era muito bom) mas o que  trouxe para mim,e mi fez fazer não foi nada legal. 
Se não acredita em mim então te mostro algumas conclusões que cheguei através da bíblia: 
 1) O silêncio das Escrituras

A primeira coisa que precisamos reconhecer é que a ideia do namoro é estranha  à Bíblia. A coisa mais próxima parece ser o noivado por exemplo, "Maria tinha sido prometida em casamento a José" ( Mateus 01:18 ), que embora não seja exatamente o mesmo é o mas próximo dele. Nos tempos bíblicos as pessoas ou foram casadas, noivas ou  adúlteros, assim. E para ser honesto, e bem melhor deixar a discussão lá. Mas dizer que o namoro é errado (e muito menos sair com um não-cristão) com base no que a Bíblia não menciona, é apenas no meu ver uma questão de lógica ruim. Assim você pode muito bem disser pra mim que escovar os dentes é errado por não esta na bíblia! Então onde isso nos deixa? 
2) A suficiência das Escrituras
Isso realmente se resume ao que é conhecido como a suficiência das Escrituras. Ou seja, mesmo que o namoro seja um fenómeno novo, seria ignorante sugerir que a Bíblia não tem nada a dizer sobre o tema. Da mesma forma, embora a Bíblia não fala diretamente sobre dirigir um carro, a sabedoria bíblica exige obediencia as regras de trânsito e tratar os outros com respeito. Então, o que a Escritura nos diz? vou deixar aqui alguns princípios bíblicos para você manter em sua mente antes de iniciar o seu próximo relacionamento:
  • Um homem justo é cauteloso na amizade (Pro 12:26 ).                                               
Como esse relacionamento afeta você?                                                                                     
Será que vai ser uma força para o bem ou mal em sua vida e relacionamento com Deus?

  • Fujam da imoralidade sexual (1 Cor. 06:18 ).                                                                                                                   Qual a probabilidade dessa relação te levar para a imoralidade sexual?                                             Será que vocês dois se esforçam para a pureza sexual ou apenas um de vocês?                   Quais são as suas estratégias para evitar a tentação? (lembre-se um não cristão tem pensamentos diferentes a esse respeito) 
  • Não se ponham em jugo desigual com os incrédulos ( 2 Cor. 6:14).                                        
    A Bíblia nos diz explicitamente pra não se casar com não-cristãos, mas naturalmente a oposição vem à tona, ''Eu sei, mas estamos apenas namorando!"                                        
    Por qual motivo você está namorando?
    Para onde o seu relacionamento está indo?  
   Com que fundamentos se justifica começar um relacionamento que você sabe que deve terminar?
  • É melhor casar do que abrasar-se (1 Cor. 07:09 ).                                                                        
Quanto tempo você acha que é capazes de aguentar antes de se casar? Um, dois, dez anos?                                                                                                                                        Você pode permanecer proposital e puro até lá?
A Bíblia nunca nos diz abertamente para não namorar um não-cristãos, mas eu espero que seja claro a partir destes princípios que eu acho que seria um erro enorme fazê-lo. Eu acredito que a esmagadora maioria da sabedoria bíblica nos empurra na direção de um namoro cristão intencional, com foco no casamento. Não se engane responda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário